Farina Componentes Automotivos

sobre a empresa

Sediado na cidade gaúcha de Bento Gonçalves, o parque fabril com 41.030m2 de área, a empresa é especializada em autopeças fundidas e usinadas que são fornecidas a grandes fabricantes globais. Sua marca é sinônimo de soluções de confiança. Seu portfólio é composto por produtos direcionados à indústria automotiva pesada, de máquinas agrícolas e para máquinas em geral. O posicionamento da empresa no mercado está consubstanciado na credibilidade que só uma marca centenária como a Farina S.A é capaz de garantir.

Assim, além de atender a demandas diretas de montadoras, trabalhando sob encomenda em um mercado onde os produtos têm um altíssimo grau de especificidade, a empresa nivela a qualidade de seus produtos às grandes indústrias nacionais e internacionais. O olhar atento às necessidades dos clientes é, portanto, um dos fatores que sustenta a longevidade e a consolidação da marca.

parque fabril com 41.030m² da farina SA

valores e princípios

A declaração de valores especifica a forma pela qual a empresa administrará o negócio. Como tal, ela será utilizada por todos os níveis de decisão como um indicador qualitativo, para a melhor condução das tomadas de decisões nas relações com clientes, colaboradores, fornecedores e comunidade.

nossa história

Uma história que se iniciou com a dedicação de um homem, em 1886, e se mantém viva até hoje, mais 130 anos depois, sob a marca Farina S/A Componentes Automotivos. A trajetória da empresa começou a ser escrita quando Giuseppe Farina fundou, – às custas de muito suor – a sua Officina de Ferreiro de Farina Giuseppe – atualmente, uma das mais expressivas empresas no segmento de fundição.

A caminhada preconizada pelo patriarca justifica a posição que a Farina ocupa hoje, conquistada com esforço e dinamismo, sempre com o propósito de superar-se a cada dia, vencendo sucessivos desafios e promovendo o contínuo desenvolvimento.

Assim, além de atender a demandas diretas de montadoras, trabalhando sob encomenda em um mercado onde os produtos têm um altíssimo grau de especificidade, a empresa nivela a qualidade de seus produtos às grandes indústrias nacionais e internacionais. O olhar atento às necessidades dos clientes é, portanto, um dos fatores que sustenta a longevidade e a consolidação da marca.

  • Missão

    Atender as necessidades dos nossos clientes, fornecendo produtos com diferencial de qualidade, gerando resultados que satisfaçam acionistas, colaboradores e comunidade.
  • Visão

    Ser uma empresa competitiva e sustentável, superando os padrões de excelência, com gestão focada na otimização de recursos, até 2020.
A imagem acima é do início da construção da atual planta, nos dias atuais a área construída da Farina foi duplicada para poder receber as novas tecnologias de pintura, usinagem e montagem, dando um salto de qualidade e produtividade na oferta de componentes automotivos.

Linha do Tempo

  • 1886

    A Farina foi fundada pelo imigrante italiano Giuseppe Farina, como uma Ferraria e oficina de consertos.

  • 1915

    Além de consertos mecânicos em geral, ferragens para moinhos, engenhos para madeireiras e fundição de ferro fundido cinzento, passou também a fabricar esmagadeiras, garolas e prensas para uva, com ênfase especial para o setor de fundidos.

  • 1940

    Os consertos foram abolidos e a empresa passou a incrementar atividades como: fabricação de fogões e estufas de lenha, “tire founds“ para o Departamento Nacional de Estradas de Ferro, peças e equipamentos para a agricultura.

  • 1970

    Passou a dedicar-se ao ramo de autopeças, fundidos e usinados. Seus principais produtos são os tambores de freio, os cubos de roda e outros conjuntos para indústria automotiva.

  • 2006

    Troca do sistema de Fusão na Fundição 1, onde foram substituídos os antigos fornos cubilôs pelo sistema de indução dual-track. Sistemas mais modernos, com redução de emissão de resíduos.

  • 2013

    Um dos projetos mais audaciosos da companhia nos últimos anos, foi a automatização da linha de moldagem, movimentação e desmoldagem das linhas na Fundição 3. Esse projeto proporcionou à Farina aumentar a sua competitividade.

  • 2018

    Modernização da Rebarbação - nesta fase buscou-se novas tecnologias para iniciar a automatização do processo através de células robotizadas.

certificações de qualidade

A Farina se recertificou nas últimas versões das normas ISO 9001:2015 e IATF 16949:2016, revalidando seu compromisso com a excelência de seus produtos! Somente uma empresa com rígidos controles de qualidade pode manter certificações tão relevantes. Farina: Soluções de Confiança!

Todas as marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas por leis internacionais de copyright e propriedade industrial, e pertencem a FARINA S.A. COMPONENTES AUTOMOTIVOS.

Desenvolvido por Triacca Design Digital

Farina Componentes Automotivos

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato:

Rua Cavalheiro José Farina 215
Bairro São Francisco / 95703-006 - Bento Gonçalves / RS

54 2102.8600
farina@farina.com.br

fechar janela