Farina Componentes Automotivos

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO

A Farina acumula em sua hist√≥ria, mais de 130 anos de evolu√ß√£o permanente e busca pelo aperfei√ßoamento em todos os aspectos de sua atua√ß√£o. Agora, a empresa investe em mais a√ß√£o visando a melhorar continuamente seus processos, a qualidade de seus produtos, a prote√ß√£o ao meio ambiente e as condi√ß√Ķes de sa√ļde e seguran√ßa. Seguindo essa orienta√ß√£o, a Farina apresenta a Pol√≠tica do Sistema de Gest√£o Integrado. S√£o premissas que norteiam o trabalho de toda equipe. Conhe√ßa-as:

  • - Ser um fornecedor digno e confi√°vel;
  • - Cumprir as leis e regulamenta√ß√Ķes aplic√°veis;
  • - Preservar o meio ambiente, a seguran√ßa e a sa√ļde ocupacional;
  • - Desenvolver e valorizar seu quadro funcional;
  • - Satisfazer os requisitos dos acionistas, clientes, fornecedores, comunidade e demais partes interessadas.

Laboratórios

A Farina conta com centro tecnol√≥gico e laborat√≥rios que oferecem todo o suporte t√©cnico para o desenvolvimento, pesquisa de solu√ß√Ķes, e treinamento operacional. Por meio de ensaios f√≠sico-qu√≠micos, metalogr√°ficos e dimensionais, garante a rastreabilidade e o atendimento √†s especifica√ß√Ķes do produto e da mat√©ria-prima utilizada.

√Č uma estrutura que garante o controle do material produzido e da mat√©ria-prima adquirida em todas as etapas do processo industrial, at√© o produto final. Lado a lado com os investimentos em atualiza√ß√£o tecnol√≥gica, a Farina refor√ßa todos os dias seu compromisso com a qualidade.

Fabricação

- Moldagem

Este processo de fabricação da Farina é realizado através de um linha de moldagem Vick automatizada, que trabalha com caixas fixas (640mm x 720mm x (250mm + 250mm) e areia verde.

- Macharia

Para os processos de macharia, a Farina conta com sopradoras Vick para processos cold box e trabalha também com processos shellmolding e ecolotec (CO²).

- Fus√£o

A Farina produz peças em ferro fundido cinzento e modular, ligados e austemperados, atendendo a todas as classes e normas. Utiliza em seu processo de fusão fornos a indução. Possui 3 fornos elétricos à indução de 750HW com 6 cadinhos com capacidade de 1500KG cada.

- Usinagem

No processo de usinagem, a Farina disp√Ķe de equipamentos como Tornos e Centros de Usinagem CNC. Al√©m do processo interno, a empresa tem parcerias com usinadores externos, para fornecer a seus clientes produtos acabados e conjuntos montados.

A Engenharia de Processos conta com t√©cnicos em fundi√ß√£o e usinagem que atuam no parque fabril, acompanhando e dando suporte √† produ√ß√£o, realizando estudos e melhorias em processos existentes. Esta equipe trabalha integrada √† Engenharia de Produto ‚Äď que coordena as atividades relacionadas aos desenvolvimentos de produtos novos e altera√ß√Ķes de produtos existentes.

A Fundição Piloto possibilita à área técnica, maior segurança e acuracidade no desenvolvimento de novos itens, além de proporcionar ao cliente a oportunidade de obter peças utilizando modelos protótipos. Na Fundição Piloto também são realizados testes de processos e produtos para treinamentos.

Engenharia

A inova√ß√£o tecnol√≥gica propiciada pelos equipamentos, que s√£o de √ļltima gera√ß√£o, contribui para incrementar o n√≠vel competitivo da Farina ‚Äď agregando valor a seus produtos, um diferencial no segmento em que est√° inserida. Dois ramos integram, portanto, a √°rea de Engenharia da empresa: Produto e Processos.

A Engenharia de Processos conta com t√©cnicos em fundi√ß√£o e usinagem que atuam nos processos fabris, no acompanhamento e suporte √† produ√ß√£o, realizando estudos e melhorias em processos existentes. Esta equipe trabalha integrada √† Engenharia de Produto ‚Äď que coordena as atividades relacionadas aos desenvolvimentos de produtos novos e altera√ß√Ķes de produtos existentes.

Já a Engenharia de Produto é composta por engenheiros e analistas que coordenam e fazem o acompanhamento de todos os desenvolvimentos, seguindo os requisitos de clientes e da norma IATF 16949. Neste trabalho também são utilizados softwares, como o de simulação de fundição, que prevê aspectos técnicos da peça e do processo como: perfil de enchimento, solidificação, entre outros, a fim de eliminar possíveis defeitos. Este setor atua também no desenvolvimento de projetos de embalagens, dispositivos de usinagem e suporte nos desenvolvimentos de ferramentais de fundição. Desta forma, a Farina fortalece o relacionamento e, por consequência, a fidelização com seus clientes.

certifica√ß√Ķes de qualidade

A Farina se recertificou nas √ļltimas vers√Ķes das normas ISO 9001:2015 e IATF 16949:2016, revalidando seu compromisso com a excel√™ncia de seus produtos! Somente uma empresa com r√≠gidos controles de qualidade pode manter certifica√ß√Ķes t√£o relevantes. Farina: Solu√ß√Ķes de Confian√ßa!

Todas as marcas referidas neste website s√£o ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas por leis internacionais de copyright e propriedade industrial, e pertencem a FARINA S.A. COMPONENTES AUTOMOTIVOS.

Desenvolvido por Triacca Design Digital

Farina Componentes Automotivos

Utilize o formul√°rio abaixo para entrar em contato:

Rua Cavalheiro José Farina 215
Bairro São Francisco / 95703-006 - Bento Gonçalves / RS

54 2102.8600
farina@farina.com.br

fechar janela