Farina Componentes Automotivos

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO

A Farina acumula em sua hist√≥ria, mais de 130 anos de evolu√ß√£o permanente e busca pelo aperfei√ßoamento em todos os aspectos de sua atua√ß√£o. Agora, a empresa investe em mais a√ß√£o visando a melhorar continuamente seus processos, a qualidade de seus produtos, a prote√ß√£o ao meio ambiente e as condi√ß√Ķes de sa√ļde e seguran√ßa. Seguindo essa orienta√ß√£o, a Farina apresenta a Pol√≠tica do Sistema de Gest√£o Integrado. S√£o premissas que norteiam o trabalho de toda equipe. Conhe√ßa-as:

  • - Ser um fornecedor digno e confi√°vel;
  • - Cumprir as leis e regulamenta√ß√Ķes aplic√°veis;
  • - Preservar o meio ambiente, a seguran√ßa e a sa√ļde ocupacional;
  • - Desenvolver e valorizar seu quadro funcional;
  • - Satisfazer os requisitos dos acionistas, clientes, fornecedores, comunidade e demais partes interessadas.

Laboratórios

A Farina conta com centro tecnol√≥gico e laborat√≥rios que oferecem todo o suporte t√©cnico para o desenvolvimento, pesquisa de solu√ß√Ķes, e treinamento operacional. Por meio de ensaios f√≠sico-qu√≠micos, metalogr√°ficos e dimensionais, garante a rastreabilidade e o atendimento √†s especifica√ß√Ķes do produto e da mat√©ria-prima utilizada.

√Č uma estrutura que garante o controle do material produzido e da mat√©ria-prima adquirida em todas as etapas do processo industrial, at√© o produto final. Lado a lado com os investimentos em atualiza√ß√£o tecnol√≥gica, a Farina refor√ßa todos os dias seu compromisso com a qualidade.

Fabricação

- Moldagem

Este processo de fabricação da Farina é realizado através de um linha de moldagem Vick automatizada, que trabalha com caixas fixas (640mm x 720mm x (250mm + 250mm) e areia verde.

- Macharia

Para os processos de macharia, a Farina conta com sopradoras Vick para processos cold box e trabalha também com processos shellmolding e ecolotec (CO²).

- Fus√£o

A Farina produz peças em ferro fundido cinzento e modular, ligados e austemperados, atendendo a todas as classes e normas. Utiliza em seu processo de fusão fornos a indução. Possui 3 fornos elétricos à indução de 750HW com 6 cadinhos com capacidade de 1500KG cada.

- Usinagem

No processo de usinagem, a Farina disp√Ķe de equipamentos como Tornos e Centros de Usinagem CNC. Al√©m do processo interno, a empresa tem parcerias com usinadores externos, para fornecer a seus clientes produtos acabados e conjuntos montados.

manual do fornecedor idgf do fornecedor

A Engenharia de Processos conta com t√©cnicos em fundi√ß√£o e usinagem que atuam no parque fabril, acompanhando e dando suporte √† produ√ß√£o, realizando estudos e melhorias em processos existentes. Esta equipe trabalha integrada √† Engenharia de Produto ‚Äď que coordena as atividades relacionadas aos desenvolvimentos de produtos novos e altera√ß√Ķes de produtos existentes.

A Fundição Piloto possibilita à área técnica, maior segurança e acuracidade no desenvolvimento de novos itens, além de proporcionar ao cliente a oportunidade de obter peças utilizando modelos protótipos. Na Fundição Piloto também são realizados testes de processos e produtos para treinamentos.

Engenharia

A inova√ß√£o tecnol√≥gica propiciada pelos equipamentos, que s√£o de √ļltima gera√ß√£o, contribui para incrementar o n√≠vel competitivo da Farina ‚Äď agregando valor a seus produtos, um diferencial no segmento em que est√° inserida. Dois ramos integram, portanto, a √°rea de Engenharia da empresa: Produto e Processos.

A Engenharia de Processos conta com t√©cnicos em fundi√ß√£o e usinagem que atuam nos processos fabris, no acompanhamento e suporte √† produ√ß√£o, realizando estudos e melhorias em processos existentes. Esta equipe trabalha integrada √† Engenharia de Produto ‚Äď que coordena as atividades relacionadas aos desenvolvimentos de produtos novos e altera√ß√Ķes de produtos existentes.

Já a Engenharia de Produto é composta por engenheiros e analistas que coordenam e fazem o acompanhamento de todos os desenvolvimentos, seguindo os requisitos de clientes e da norma IATF 16949. Neste trabalho também são utilizados softwares, como o de simulação de fundição, que prevê aspectos técnicos da peça e do processo como: perfil de enchimento, solidificação, entre outros, a fim de eliminar possíveis defeitos. Este setor atua também no desenvolvimento de projetos de embalagens, dispositivos de usinagem e suporte nos desenvolvimentos de ferramentais de fundição. Desta forma, a Farina fortalece o relacionamento e, por consequência, a fidelização com seus clientes.

certifica√ß√Ķes de qualidade

A Farina se recertificou nas √ļltimas vers√Ķes das normas ISO 9001:2015 e IATF 16949:2016, revalidando seu compromisso com a excel√™ncia de seus produtos! Somente uma empresa com r√≠gidos controles de qualidade pode manter certifica√ß√Ķes t√£o relevantes. Farina: Solu√ß√Ķes de Confian√ßa!


ESCOPO

Fabricação de peças em ferro fundido para sistemas de freios, motores, suspensão, transmissão, embreagem, hidráulico e componentes relacionados.

Todas as marcas referidas neste website s√£o ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas por leis internacionais de copyright e propriedade industrial, e pertencem a FARINA S.A. COMPONENTES AUTOMOTIVOS.

Desenvolvido por Triacca Design Digital

Farina Componentes Automotivos

Rua Cavalheiro José Farina 215
Bairro São Francisco / 95703-006 - Bento Gonçalves / RS

54 2102.8600
comercial@farina.com.br

fechar janela

Sobre o Fale Conosco

A empresa FARINA S/A procura o desenvolvimento de um ambiente ético, transparente e que contemple o respeito aos valores e diretrizes da empresa. Com o objetivo de garantir cada vez mais o respeito a esses valores e diretrizes criamos o presente FALE CONOSCO.

O canal de FALE CONOSCO preza pelo anonimato e proteção do contactante, podendo ser usado por funcionários, clientes, fornecedores, acionistas e comunidade em geral.

Sabendo da import√Ęncia e da necessidade dispomos deste canal que permite sugest√£o, reclama√ß√£o, elogios e at√© uma den√ļncia relacionada a desvio de conduta.

Como Funciona

Todas as informa√ß√£o deste canal s√£o direcionadas ao Recursos Humanos e se for o caso at√© a dire√ß√£o da empresa, que tem a responsabilidade de verificar as informa√ß√Ķes, direcionar a √°rea respons√°vel , e tomar as devidas provid√™ncias, sempre mantendo as medidas necess√°rias de forma confidencial. Atende via e-mail, telefone ou pessoalmente. No formul√°rio de uma nova solicita√ß√£o voc√™ dever√° escolher entre uma das quatro op√ß√Ķes abaixo:

Sugest√£o: Para a nossa empresa a sua sugest√£o √© uma proposta ou ideia que visa melhorar algum aspecto das nossas opera√ß√Ķes, sejam elas estrat√©gicas, sobre algum produto ou servi√ßos que s√£o prestados. As sugest√Ķes podem ser feitas por funcion√°rios, clientes, parceiros de neg√≥cios ou qualquer pessoa que tenha interesse na nossa empresa. O objetivo de uma sugest√£o √© contribuir para o nosso crescimento, efici√™ncia, inova√ß√£o ou sustentabilidade. √Č importante que as sugest√Ķes sejam apresentadas de forma clara, fundamentada e respeitosa, com √™nfase nos benef√≠cios que podem trazer para a nossa empresa.

Reclamação: O compromisso da FARINA é de proporcionar um excelente atendimento ao seu cliente e resolver problemas de maneira proativa, use esse opção acaso você tenha uma reclamação como defeitos em produtos, atrasos na entrega, mau atendimento, cobranças incorretas, falta de qualidade em serviços, entre outros.

Elogio: Para nossa empresa o seu elogio é uma expressão positiva de admiração, de satisfação ou reconhecimento em relação aos nossos produtos, serviços, do atendimento que realizamos e até em outros aspectos da nossa empresa. Use esse espaço se você teve uma experiência excepcional ou ficou impressionado com a qualidade, eficiência ou valores da nossa empresa.

Den√ļncia: A empresa FARINA S.A. procura o desenvolvimento de um ambiente √©tico, transparente e que contemple o respeito aos valores e diretrizes da empresa. Com o objetivo de garantir cada vez mais o respeito a esses valores e diretrizes criamos esse canal dedicado √† comunica√ß√£o de condutas que violem os princ√≠pios √©ticos e padr√Ķes de conduta e/ou a legisla√ß√£o vigente. S√£o exemplos de condutas indevidas que devem ser denunciadas: Condutas que n√£o est√£o em conformidade com as leis (normas externas) e com as pol√≠ticas e regras estabelecidas no regulamento da empresa (normas internas), bem como casos de fraude, corrup√ß√£o e suborno, Ass√©dio moral e Ass√©dio sexual. No caso de uma den√ļncia, as informa√ß√Ķes s√£o registradas de forma segura, confidencial e, se desejada, an√īnima, assegurando sigilo absoluto.

Contato

Para entrar em contato pessoalmente estamos localizados na Rua Cavalheiro José Farina 215, Bairro São Francisco, CEP: 95703-006, cidade: Bento Gonçalves / RS

Você pode entrar em contato pelo telefone 54 2102 8600, ou pelo nosso site farina.com.br E se preferir você pode enviar um e-mail: faleconosco@farina.com.br diretamente para nós.

Utilize o formul√°rio abaixo para entrar em contato: